O que é off-site? Entenda como funciona na construção civil

Método Construtivo

Cada vez mais, é maior a necessidade de entregar empreendimentos construídos em um prazo de tempo menor. Como resultado, a construção civil vem passando por mudanças importantes, sendo uma delas a implementação do modelo off-site.

Você já pensou em morar em uma casa construída fora do canteiro de obras? Certamente, a construção off-site oferece muitas vantagens, tanto para a equipe de produção, quanto para o futuro morador.

Com este artigo, você vai entender o que é o off-site, como funciona e quais as vantagens de uma casa pré-fabricada.

Table of Contents

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é uma construção off-site?

O que é off-site | Foto de um pedreiro arrumando armação de madeira com furadeira | Método Construtivo | Blog Alea

Antes de mais nada, off-site, que significa “fora do local” é um processo no qual um empreendimento é construído fora do canteiro de obras, como em uma fábrica, por exemplo, e depois é transportado para o destino final, para a conclusão do projeto.

Então, a partir desse processo inovador, as edificações chegam prontas até a obra, agilizando a construção e reduzindo o período de entrega do imóvel. Por esses motivos, o método é uma das maiores tendências da construção civil atual, já que reduz o tempo de edificação, o desperdício de materiais e ainda gera economia no orçamento total.

A construção off-site é muito diferente da construção com alvenaria. No entanto, a diferença está no método construtivo. Normalmente, as construções off-site apresentam um resultado superior. Nas casas Alea, por exemplo, a tecnologia utilizada, sobre a qual você vai ficar sabendo ao longo deste texto, é o wood frame.

Como funciona a construção off-site?

Os componentes de uma construção off-site são feitos com materiais que priorizam a qualidade, seguindo normas e padrões construtivos aprovados no segmento. Alguns exemplos de materiais que os profissionais podem usar em uma construção off-site são: aço, concreto e madeira.

Depois disso, a estrutura da casa é transportada por uma equipe técnica até o local da obra, para que a construção seja finalizada na etapa de acabamento. Contudo, para ser considerada off-site, a edificação não precisa ser completamente feita de materiais pré-fabricados, mas sim apenas uma parte dela.

Vantagens da construção off-site

Vantagens do off-site | Imagem de uma casa em construção | Método Construtivo | Blog Alea

A construção off-site apresenta benefícios em diversos quesitos, mas especialmente nos processos. Em primeiro lugar, a agilidade na montagem da casa é o principal destaque, porém, essa não é a única vantagem. A seguir, confira todos os benefícios da construção off-site.

1. Sustentabilidade

O off-site é um dos métodos que mais contribui para o meio-ambiente, por trabalhar com componentes mais sustentáveis. Por exemplo, os processos do off-site diminuem o uso de água, utilizam materiais sob medida (que podem ser recicláveis), geram energia por meio das placas solares e podem reduzir em até quatro vezes a quantidade de resíduos.

Dessa forma, acaba sendo uma forma mais econômica de construir uma casa. Assim, os gastos economizados poderão suprir outras necessidades que surgirem ao longo do processo.

2. Menor prazo de entrega

Projetos de casas pré-fabricadas, ou seja, construídos em off-site, podem ser entregues seis vezes mais rápido do que imóveis feitos com alvenaria. Além disso, não dependem do clima para o andamento da construção. Para se ter uma ideia da agilidade do off-site, uma casa pré-fabricada pode ser construída em até quatro dias!

3. Diminuição de resíduos

Uma das principais preocupações na hora da edificação é em relação aos resíduos. No entanto, uma das características da obra feita em fábrica é a diminuição da sujeira no local. Só para ilustrar, os construtores irão montar apenas algumas instalações na área da obra. Essas peças serão transportadas, evitando que qualquer tipo de lixo ou entulho reste no final.

4. Economia

A obra feita off-site permite que os gastos sejam melhor estimados. Com isso, é possível evitar imprevistos e ainda economizar no orçamento, ao evitar o desperdício de insumos e despesas com transporte de entulhos, por exemplo.

5. Personalização

Caso seja necessário fazer alguma mudança no imóvel, a estrutura da casa pode ser modificada em off-site, o que já não seria possível na construção de uma casa pelo processo convencional. Na prática, isso significa que, o arquiteto tem maior flexibilidade e liberdade para criar os espaços da construção off-site.

6. Mobilidade

Por fim, uma das grandes vantagens da construção off-site é a mobilidade que apresenta. Isso porque, é mais fácil para os construtores transportarem as peças que formam a estrutura da casa. Eles podem montar e desmontar as peças em lugares diferentes, sempre mantendo a qualidade.

Qual a diferença entre a construção off-site e a construção convencional?

Diferença entre a construção off-site e a construção convencional | Foto de dois engenheiro falando da construção | Método Construtivo | Blog Alea

Muitas pessoas podem ter dúvidas em relação à segurança da construção off-site. No entanto, a principal diferença entre esse modelo e a construção convencional está no tempo de fabricação. Em resumo, esses dois métodos diferem em:

Construção off-site

  • É personalizável;
  • Está focada na pré-fabricação de empreendimentos;
  • Apresenta maior mobilidade;
  • Necessita de menor tempo de execução.

Construção convencional

  • É construída no canteiro de obras;
  • Não é personalizável. Em outras palavras, para alterar qualquer detalhe da estrutura, antes é necessário realizar uma reforma ou até mesmo outra obra;
  • Depende de agentes externos, como clima sem chuva ou vento e mão de obra, entre outros, o que pode impactar seu tempo de execução;
  • Não pode ser movida.

Off-site no Brasil e no mundo

O off-site é uma tecnologia muito usada em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Nesses lugares, é muito comum encontrar empresas que constroem um imóvel completamente pré-fabricado fora do canteiro de obras.

Geralmente, essas habitações são entregues em um prazo bem curto e com alto desempenho. No caso do Japão, por exemplo, é muito comum a venda de banheiros 100% feitos em fábricas de off-site.

No Brasil, existem algumas empresas que trabalham com essa ferramenta, como a Alea, que usa o wood frame como método construtivo na fabricação off-site. Com isso, a tendência é que o número de casas feitas off-site cresça, principalmente pelas vantagens que a tecnologia apresenta.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Por que a construção off-site deve ser expandida no Brasil?

Off-site no Brasil | Foto de um homem observando uma obra | Método Construtivo | Blog Alea

Apesar de ser pouco conhecida no país, a construção off-site mostrou uma tendência de crescimento, especialmente pelos benefícios que entrega. Como a principal característica dessa tecnologia é a produção em fábrica, o controle de qualidade acaba sendo maior. Afinal, é possível acompanhar os processos detalhadamente, o que muitas vezes não acontece em uma construção convencional.

Por esse motivo, a construção off-site também não está sujeita à interferência do clima externo e investe na produtividade dos trabalhadores, duas características fundamentais para agilizar a entrega.

Além dos benefícios já citados, a construção off-site reúne motivos que justificam a expansão do método no Brasil. Confira quais são:

  • Redução de prazos e de custos;
  • Diminuição de mão de obra;
  • Geração de empregos de melhor qualidade (mais seguros);
  • Processo de produção mais sustentável;
  • Baixa perda de material;
  • Produção personalizada, móvel e acessível;
  • Redução de serviços e custo pós-obra.

Qual é a diferença entre a construção modular e a construção off-site?

Apesar de partirem ideias de conceitos parecidos, a construção modular não tem as mesmas etapas da construção off-site. Para entender melhor, antes é necessário conhecer as diferenças entre essas duas tecnologias.

A construção modular é feita de módulos pré-fabricados que se encaixam, mas são construídos fora do canteiro de obras. Por outro lado, o off-site está focado na fabricação de uma estrutura completa, e não apenas de algumas partes. Apesar disso, a edificação também é feita fora do canteiro.

Com isso, o off-site é mais indicado para construções de alto nível, como casas, escolas, hotéis, hospitais e prédios. Já a construção modular é voltada para obras que precisam ser concluídas no menor prazo possível e em áreas menores, como é o caso de escritórios e salas de reunião, refeitórios, banheiros e módulos comerciais.

Qualquer projeto pode ser feito off-site?

A construção off-site pode ser usada para grandes projetos, chegando a suportar mais de 30 andares de altura. Dessa forma, é possível levar mais dinamismo e inovação à fabricação de casas, construindo no formato pré-fabricado desde grandes moradias até alguns cômodos.

Exemplos de construções off-site

Exemplos de construção de casas pré-fabricadas | Imagem de uma casinha em construção | Método Construtivo | Blog Alea

Diante de todos os benefícios apresentados anteriormente, o off-site é considerado um dos maiores avanços tecnológicos da construção civil mundial. Afinal, o off-site é um caminho para facilitar processos na obra, evitar a falta de produtividade, entregar casas em menor tempo e, ainda mais, construídas de forma sustentável em relação ao meio ambiente.

Portanto, o off-site é uma tendência para construção, desde a edificação de espaços menores até a montagem de grandes empreendimentos. A seguir, confira alguns exemplos de construções em que o off-site pode ser aplicado:

  • Escritórios e salas de reunião;
  • Módulos comerciais;
  • Depósitos (armazéns, almoxarifados);
  • Vestiários e banheiros;
  • Refeitórios;
  • Dormitórios.

Em conclusão, o off-site é indicado para obras que necessitam agilizar o prazo de entrega, ou com canteiro de obras menor.

Construção off-site com o sistema construtivo wood frame

Como você viu até aqui, o off-site é um modelo de construção de casas pré-fabricadas mais sustentável, ágil e econômico. Essas características são muito parecidas com as do método construtivo wood frame, utilizado para construir painéis multicamadas que formam a estrutura de uma casa.

Assim como o off-site permite rapidez na entrega, redução de custos e alta qualidade da obra, o wood frame também apresenta características parecidas. Afinal, sua matéria-prima, a madeira, contém com propriedades que facilitam a agilidade nos processos e é fácil de ser encontrada e reflorestada, o que também reduz o desperdício e a quantidade de resíduos.

Atualmente, o wood frame é o método construtivo mais utilizado em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha e Suécia. Por enquanto, ainda está em crescimento no Brasil. A Alea, por exemplo, é uma das empresas pioneiras na construção de casas utilizando wood frame, no mercado off-site.

Principais características do wood frame

Características do wood frame | Foto de ferramentas, prego, esquadro e madeira | Método Construtivo | Blog Alea

Diferentemente de outros sistemas construtivos, como a alvenaria, o wood frame apresenta características específicas em relação ao material utilizado, à estrutura das paredes, a instalações e à construção das lajes.

A seguir, confira quais são esses diferenciais:

  • Material: a matéria-prima do wood frame é a madeira, que tem a grande vantagem de poder ser devolvida para a natureza após a conclusão da obra. Geralmente, os construtores usam a madeira Pinus ou Eucalipto;
  • Parede: as paredes das casas construídas com wood frame são feitas com várias camadas, revestidas com OSB (Oriented Strand Board), com a função de tornar a estrutura mais resistente. Além disso, cada camada é projetada para proporcionar conforto térmico, isolamento acústico, vedação e bom acabamento;
  • Instalações: são feitas com canos PVC e PEX, sendo reforçadas pela membrana hidrófuga, que protege os cômodos mais úmidos das casas, como banheiro e lavanderia. Na mesma linha, os técnicos aplicam diversos produtos para evitar infiltrações e mofos, com  placas cimentícias com selante acrílico antifúngico, além da resina acrílica. Por fim, os fios condutores são cobertos com materiais isolantes, protegendo as instalações do fogo;
  • Lajes: neste caso, podem ser feitas tanto lajes mistas quanto lajes secas. Ambas são cobertas pelo OSB e podem receber variedades de revestimento.

Quais são as vantagens do wood frame?

Os pontos positivos de usar o wood frame como método construtivo são muito parecidos com os benefícios apresentados por uma construção off-site. Em geral, as principais vantagens do wood frame são:

1. Método construtivo sustentável

Como dito anteriormente, o wood frame costuma ser mais sustentável quando comparado a alvenaria, já que toda a matéria-prima pode ser reflorestada na natureza. Além disso, a quantidade de materiais descartados é menor, que preserva o meio ambiente.

2. Alto desempenho e qualidade

As casas feitas com wood frame têm qualidade superior, já que apresentam maior controle térmico, ou seja, os cômodos se adequam à temperatura ambiente. Ainda mais: proporcionam isolamento acústico. Em suma, os painéis são resistentes por serem compostos por placas cimentícias e de drywall.

3. Entrega rápida

A redução do prazo de entrega, a principal vantagem do off-site, também está presente no wood frame. Com painéis leves e fáceis de transportar, todo o processo de montagem e acabamento sai muito mais rápido do que nas construções em alvenaria, por exemplo. Dessa forma, um imóvel construído com a tecnologia wood frame pode ser entregue em até dois meses!

4. Proporciona economia

Ao morar em uma casa feita com wood frame, você irá reduzir seus custos, porque vai poder diminuir o uso do ar-condicionado ou de aquecedor, já que os ambientes sempre estarão em temperatura ambiente. Em outras palavras, estará economizando energia e o dinheiro que seria gasto com a instalação e a manutenção desses aparelhos.

5. Obras e reformas mais simples

Sabemos que ajustes em casa podem demandar gastos a mais, além de fazerem sujeira, barulho e bagunça. Porém, como o wood frame utiliza um material fácil de ser manuseado, qualquer reparo que você precisar fazer será mais simples do que o conserto na alvenaria.

Na maioria dos casos, os profissionais irão apenas realizar o corte na placa e ajustar que precisa ser mudado. Agora, pense em consertar um cano quebrado em uma parede de concreto. Dependendo da situação, seria necessário até mesmo quebrar a parede, sem falar nos gastos, na sujeira e na desorganização. Por isso, o wood frame proporciona reformas e obras mais descomplicadas.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Como uma casa com wood frame é construída?

Casa wood frame | Foto de um homem consertando uma estrutura de madeira de uma casa | Método Construtivo | Blog Alea

Pensando em entregar uma edificação com qualidade e desempenho, a construção de uma casa usando o método construtivo wood frame é dividida em 8 fases, cada uma delas com o objetivo de reforçar a resistência da estrutura.

1. Projeto

Em primeiro lugar, é preciso contar com a elaboração do projeto arquitetônico da casa. Dessa forma, os arquitetos, em conjunto com os engenheiros responsáveis irão definir as medidas dos ambientes para que não haja desperdício na compra dos materiais de apoio.

2. Transporte dos materiais

Depois disso, ocorre o transporte. Feitos sob medida, os painéis multicamadas são transportados para o canteiro de obras pelos técnicos, para que seja iniciada a primeira fase da construção: a fundação.

3. Fundação

O primeiro passo da construção com wood frame é a montagem de lajes de concreto armado que entram em contato direto com o solo, também conhecidas como radier e aplicadas pelo engenheiros em toda a superfície.

4. Montagem dos painéis

A quarta etapa é uma das mais importantes para a construção da estrutura. Depois da fundação, os engenheiros realizam a instalação dos painéis estruturais. A partir disso, a casa já pode ser construída.

5. Preenchimento das paredes

Visando criar resistência, durabilidade e conforto, na hora de preencher as paredes de wood frame, são adicionadas diversas técnicas e ferramentas, como mantas isolantes térmicas, gesso acartonado, painéis de OSB e muitos outras.

6. Instalações hidráulicas e elétricas

Depois da montagem e do preenchimento dos painéis, é hora de realizar aberturas nas placas para fazer a instalação das partes hidráulica e elétrica da casa. É importante ressaltar que, neste estágio, os fios são sempre protegidos por materiais isolantes.

7. Cobertura e vedação

A cobertura também é feita a partir da matéria-prima, a madeira. No entanto, é possível vedar a casa com outros materiais, desde que estejam previstos no orçamento do projeto.

8. Acabamento externo

Para finalizar a obra, chega a hora do revestimento. Nessa etapa, o futuro morador tem a liberdade de escolher os acabamentos que desejar para finalizar a própria casa. Em suma, nessa fase também o arquiteto e o cliente é que vão decidir qual é a melhor opção com base no gosto pessoal do morador e nas possibilidades existentes.

Conheça as camadas da casa Alea

Na Alea, as camadas de wood frame, construídas off-site, foram projetadas para garantir todas as vantagens desse método, especialmente o conforto térmico e o isolamento acústico. A seguir, descubra os detalhes de cada camada:

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Primeiro painel de OSB

A primeira camada de OSB é a que proporciona maior resistência e solidez à parede.

Segundo painel de OSB

Essa segunda camada de painel OSB garante o suporte de grandes cargas de até 4,5 toneladas. Isso permite instalar com segurança prateleiras e armários embutidos.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes contra mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que tem como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona maior resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada de argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando maior resistência, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, permitindo mais conforto e aconchego aos moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última parte externa da casa, feita com uma pintura, que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

As casas Alea são feitas usando a construção off-site?

Off-site Casas Alea | Imagem da Casa Alea de Santa Bárbara | Método Construtivo | Blog Alea

Sim! Como você pode ver, a construção civil é um setor que está evoluindo, ao oferecer tecnologias inovadoras que facilitam o processo construtivo. Como resultado, são entregues muitos benefícios: além de diminuir o prazo de entrega do imóvel, possibilitar a economia em custos e ser um método flexível, o off-site também ajuda o planeta a ser mais sustentável.

A Alea, conhecendo todas as vantagens do off-site, é uma das empresas brasileiras pioneiras na construção de casas em condomínio fechado usando essa técnica, além de ter como método construtivo o wood frame, que também é uma opção mais sustentável e de alta qualidade.

Então, se você quer morar em um condomínio fechado de casas, com contato direto com a natureza, segurança, privacidade e liberdade, venha conhecer um pouco mais sobre a nossa história e como podemos te ajudar a tornar esse sonho possível!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.